Clique nas imagens para ampliar
No processo de tratamento de efluentes em uma estação de tratamento de esgoto ocorre uma alta geração de lodo. Esta geração dependerá de características como a qualidade do efluente, produtos químicos e métodos de tratamento utilizados.
Os lodos gerados no processo de tratamento de efluentes reduz a capacidade volumétrica de Tanques de Decantação, Lagoas Facultativas, entre outros. Assim, é necessário realizar a remoção periódica do lodo destes locais.
O tratamento de lodo pode incluir as seguintes etapas: adensamento, estabilização, condicionamento, desaguamento, higienização e disposição final.
Os lodos gerados pelo processo de tratamento de efluentes apresentam uma característica mais líquida. Sendo assim, deve-se realizar a diminuição da fase líquida com o adensamento de lodo ete, onde o material adensado apresentará um aumento no teor de sólidos.
REDUÇÃO DA DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS COM O ADENSAMENTO DE LODO ETE
Vale destacar que a disposição final dos lodos gerados nas estações de tratamento de esgoto gera altos custos operacionais, sendo necessário o adensamento de lodo ete para diminuir a quantidade de resíduo gerado e, consequentemente, reduzindo os custos com a disposição final dos resíduos.
Para a correta disposição final gerado no processo de adensamento de lodo ete, deve ser realizada a caracterização do lodo de acordo com as Normas Regulamentadoras aplicáveis e, após a classificação da classe do resíduo, o material gerado no adensamento de lodo ete será destinado em locais apropriados para o recebimento do mesmo.
MÉTODOS PARA REALIZAR O ADENSAMENTO DE LODO ETE
Para realizar serviços de adensamento de lodo ete, a TSL utiliza métodos como centrifugação, esse método é um processo de separação das fases sólida / líquida pela ação de uma força centrífuga, podendo ser utilizado nas etapas de adensamento e desaguamento do lodo.
Além da centrífuga, o método de adensamento de lodo ete pode ser feito também com bolsas geomembrana, prensas desaguadoras, entre outros.
EMPRESA DE ADENSAMENTO DE LODO ETE
A TSL possui grande experiência em serviços de adensamento de lodo e conta com uma equipe experiente para atender rigorosos padrões na redução do teor de umidade dos lodos gerados em Estações de Tratamento de Efluentes.
A TSL é uma empresa certificada na ISO 9.001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001 e possui acreditação na ABNT NBR 17.025.
Para uma avaliação técnica das soluções de adensamento de lodo, entre em contato com a TSL.
Para saber mais sobre Adensamento de lodo ete
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!