Clique nas imagens para ampliar
A estação de tratamento de água oleosa realiza a separação de água e óleo de água produzida em plataformas e, em indústrias, de efluentes que possuam teor de óleos e graxas fora da especificação para descarte exigida pela legislação. Para o funcionamento com alta eficiência, é necessária a utilização de um flotador com a tecnologia adequada para o enquadramento deste parâmetro.
O DIFERENCIAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA OLEOSA
No caso do tratamento de água produzida em plataformas, a estação de tratamento de água oleosa pode ser composta por um hidrociclone, caso necessário, e um flotador na sequência. O flotador vertical Cyclosep da TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente é altamente recomendado por ser compacto. É produzido em chapa de aço, atmosférico ou pressurizado, automatizado, capaz de separar os sólidos e óleos presentes na água contaminada. É composto de separador centrífugo, também conhecido como spiralsep, célula de flotação, seção de meio coalescente, compartimento de coleta de óleo, conjunto de bombas geradoras de bolhas de ar ou gás, conhecidas como DGF pumps, e outros equipamentos periféricos de controle e operação. Uma das vantagens desse sistema é o fato de ser um modelo compacto para instalação e operação, além disso, é um sistema fechado que evita a emissão de odores e aerossóis. Outro ponto que merece destaque é por não possuir sistema mecânico rotativo para a remoção e coleta de óleo ou sólidos flotados, o que garante uma operação sem interrupções, além de não exigir manutenção. O flotador Cyclosep é também excelente para a estação de tratamento de água oleosa por ter flexibilidade de operação devido à sua capacidade de absorver grandes variações de vazão.
Composto por uma única célula de flotação, com um separador de óleo livre já na entrada e um hidrociclone instalado no interior do vaso que remove os sólidos existentes na água, a célula de flotação por meio de sua seção coalescente promove a coalescência de gotas de óleo de pequeno diâmetro em gotas maiores, reduzindo substancialmente o consumo de polieletrólito. O fluxo de água descendente recebe injeção de milhões de microbolhas de ar que, aderidas às gotículas de óleo, reduzem sua densidade relativa e promovem a flotação. O fluxo descendente permite a remoção do óleo flotado para o compartimento de coleta, por meio do vertedor de altura ajustável. Os sólidos precipitados no hidrociclone são periodicamente retirados pelo fundo do flotador por meio de um dreno. O óleo recuperado é extraído por meio de uma bomba, e o sistema é totalmente automatizado.
Com o início de suas atividades em 1984, a TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente é uma tradicional fornecedora de estação de tratamento de água oleosa, contando com mais de 35 Unidades já fornecidas, podendo alternativamente oferecer também serviços de locação e operação dessas estações e retrofit de sistemas de flotação. Além do segmento de estação de tratamento de água oleosa, a TSL é uma companhia com atuação na área de limpeza, manutenção complementar, gerenciamento de resíduos sólidos, investigação e remediação de áreas contaminadas com abrangência nacional. Para conhecer mais sobre a empresa e sua estrutura, e até mesmo sobre a estação de tratamento de água oleosa, entre em contato.
Para saber mais sobre Estação de tratamento de água oleosa
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!