Clique nas imagens para ampliar
A reabilitação de uma área contaminada para ser reutilizada em atividades industriais ou para outros fins requer que o processo de gerenciamento para o tratamento de áreas contaminadas seja realizado de acordo com as normas de segurança e metodologias referenciadas pelos órgãos de controle ambiental.
O tratamento de áreas contaminadas requer rigor no cumprimento das normas e procedimentos, bem como a utilização de equipamentos modernos e técnicas avançadas para garantir os resultados esperados.
O gerenciamento de áreas contaminadas inicia com uma avaliação ambiental preliminar que oferece subsídios para as outras fases do processo. Após essa avaliação é realizada a investigação confirmatória e a análise de riscos para a saúde humana. Com a obtenção dos dados necessários é feita a escolha do tipo de remediação para tratamento de áreas contaminadas. É importante ressaltar que após a realização da remediação, haverá um período de monitoramento da área atendendo às diretrizes do órgão ambiental.
TIPOS E TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
A remediação ambiental é uma das etapas do gerenciamento para o tratamento de áreas contaminadas. Essa etapa requer da empresa responsável pelo gerenciamento de áreas contaminadas o uso de técnicas e equipamentos modernos e uma equipe de profissionais qualificados e experientes para executar com precisão todas as metodologias de trabalho.
As técnicas de remediação podem ser dividas em In Situ ou Ex Situ, porém ambas tem como objetivo realizar o tratamento de áreas contaminadas.
- Remediação In Situ – não envolve a remoção do material para o tratamento de áreas contaminadas e considera técnicas como: Pump and Treat, MPE (Extração Multifásica); Air Sparging / Soil Vapour Extraction; DPE (Dual-Phase Extraction) e Oxidação/Redução Química. A definição da melhor estratégia fica a cargo da empresa responsável pela reabilitação ambiental, muitas vezes em conjunto com o órgão ambiental e fundamentada nos usos atuais ou pretendidos da área.
- Remediação Ex Situ – essa remediação considera a remoção do material para tratamento fora da área contaminada. Como exemplo, pode-se citar a biopilha e a dessorção térmica.
TRATAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS EFICAZ - CONTE COM A TSL ENGENHARIA, MANUTENÇÃO E MEIO AMBIENTE
A TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente, dentre outras soluções, utiliza equipamentos móveis para o tratamento de áreas contaminadas, o que elimina os riscos de transporte do resíduo perigoso.
Com uma equipe qualificada e experiente, a TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente oferece as melhores soluções para o tratamento de áreas contaminadas e gerenciamento de resíduos. A TSL conta com mais de 30 anos de tradição no mercado, o que atesta sua solidez, competência e confiabilidade. Entre em contato e conheça melhor os serviços de tratamento de áreas contaminadas da TSL.
Para saber mais sobre Tratamento de áreas contaminadas
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!