Clique nas imagens para ampliar
Existem registros de que os Gregos há mais de 2000 anos já efetuavam a flotação para separar minério da ganga (rejeito) em meio aquoso.
Entretanto, a primeira patente do processo de flotação envolvendo óleo, só veio a acontecer em meados do século XIX. No processo de tratamento de minério era adicionado óleo visando favorecer a flotação do minério através da formação de uma espuma menos densa que a água (Froth flotation) e, consequentemente, separação da ganga mais densa. Já no início do século XX, iniciaram-se os projetos de sistemas de tratamento de água por flotação com adição de bolhas de ar, e, em 1910, foi dimensionado um sistema de tratamento de água por flotação por T. Hoover que, salvo pelo tamanho, não difere muito dos atuais sistemas de flotação. Pouco tempo depois, foi acrescentada a bolha de ar ao sistema, por meio de difusão (ar induzido), favorecendo a formação de uma espuma com densidade inferior à anterior, e de maior potencial à flotação (Foam flotation).
O primeiro processo de flotação por ar dissolvido veio a aparecer em 1924 na indústria do papel, visando à recuperação de fibras em meio aquosos. A aplicação do sistema de tratamento de água por flotação a ar dissolvido foi expandido, posteriormente, para a remoção de gordura, óleo, partícula, etc. Apenas em 1960, o processo foi aplicado para o tratamento de efluentes e/ou água, sendo extensivamente utilizado nos dias de hoje.
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA POR FLOTAÇÃO
Basicamente, um sistema de tratamento de água por flotação faz a separação de resíduos líquidos e sólidos misturados na água utilizando uma força centrífuga. Sua estrutura interna faz a separação dos poluentes, permitindo que a água saia limpa.
Um sistema de tratamento de água por flotação básico possui separador centrífugo, célula de flotação, seção de meio coalescente, conjunto de geradores de bolhas de ar ou gás, entre outras ferramentas periféricas importantes para o funcionamento.
Uma das principais vantagens da utilização do sistema de tratamento de água por flotação é o fato de o teor de água no óleo recuperado ser quase zero, permitindo assim que ele possa ser reprocessado. Além disso, o sistema de flotação não emite aerossóis ou odores, sendo um método altamente sustentável para diversos segmentos industriais.
COMO SABER QUAL O MELHOR SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA POR FLOTAÇÃO?
Para definir qual é o melhor sistema de tratamento de água por flotação para cada empresa, um profissional especializado, sobretudo da área de Engenharia Ambiental precisa fazer um estudo prévio sobre o tipo de sistema que será aplicado. Dentre as variáveis analisadas, verifica-se a vazão necessária, as dimensões de espaço e, também, se o flotador será vertical ou horizontal.
Diante disso, opte pelos produtos e serviços de empresas como a TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente, que segue à risca todas as determinações técnicas e legais para a instalação e manutenção de sistema de tratamento de água por flotação.
A TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente fornece todas as orientações necessárias para compra ou locação de sistema de tratamento de água, contando sempre com o melhor da tecnologia.
Entre em contato com a TSL para conhecer mais sobre os serviços prestados.
Para saber mais sobre Sistema de tratamento de água por flotação
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!