Clique nas imagens para ampliar
Para realizar o serviço de recuperação de áreas contaminadas, as empresas especializadas no segmento de meio ambiente precisam desenvolver investigações preliminares, de modo a aplicar com efetividade a melhor solução para cada situação. Incluindo essas investigações, a reabilitação consiste em cinco fases: avaliação de áreas contaminadas preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, avaliação de risco à saúde humana, projetos e execução de remediação In Situ e Ex Situ.
A avaliação de áreas contaminadas ocorre em fase preliminar e, posteriormente, confirmatória. Na etapa preliminar, é necessário fazer um levantamento histórico da área a ser recuperada e identificar quais são as áreas potencialmente contaminadas e as áreas com suspeita de contaminação a fim de se projetar um modelo conceitual de remediação inicial.
Na fase de investigação confirmatória é realizada a sondagem, a instalação dos poços e amostragem do solo e da água subterrânea para obter o máximo de informações e aumentar a assertividade no projeto de remediação para recuperar a área contaminada.
Outra importante ação das empresas especializadas em recuperar áreas na fase de avaliação de áreas contaminadas é a análise de risco à saúde humana. Nesse momento são calculadas as concentrações máximas aceitáveis dos contaminantes-alvo presentes para a utilização futura da área reabilitada.
FINALIDADE DA AVALIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
A avaliação de áreas contaminadas tem a finalidade de investigar a situação do solo e da água, tal como o grau de contaminação, para proceder com a fase de remediação. Já nessa fase, pela qual ocorrerá a recuperação, é definida a técnica a ser utilizada, os meios pelos quais será aplicada e as metas a serem alcançadas.
A avaliação de áreas contaminadas indica também o tipo de remediação que deverá ser adotada, In Situ ou Ex Situ. Na primeira, alguns exemplos de intervenção são: Pump and Treat, Multi-Phase Extraction (MPE), Air Sparging, Soil Vapour Extraction, Dual-Phase Extraction (DPE) e oxidação ou redução química.
Quando a avaliação de áreas contaminadas aponta a necessidade de remediação Ex Situ, se realiza a escavação e o tratamento pode ser por dessorção térmica e/ou processo de biopilha.
A TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente é uma empresa com expertise reconhecida e tradição nos segmentos de engenharia ambiental, manutenção complementar e limpeza industrial. Pautada nos seus valores éticos e na missão de sempre oferecer os melhores serviços aos seus clientes, com equipamentos e tecnologia de ponta, tornou-se uma empresa referência em seu segmento.
Contate a TSL e conheça mais sobre os serviços de avaliação de áreas contaminadas.
Para saber mais sobre Avaliação de áreas contaminadas
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!