Clique nas imagens para ampliar
Durante alguma etapa do processo produtivo em uma indústria ou mesmo durante a logística de determinados produtos, como os químicos, pode ocorrer a contaminação de uma área específica. Essa contaminação pode ocorrer pelo contato de substâncias nocivas com o solo ou a água, porém, além de se preocupar com os prejuízos financeiros e os possíveis passivos ambientais que essa situação ocasiona, as empresas envolvidas em uma situação como essa precisam contratar especialistas para o gerenciamento da área contaminada o qual possui como uma de suas etapas a avaliação de risco de áreas contaminadas que tem o objetivo de identificar, avaliar e quantificar os riscos à saúde humana, ao meio ambiente e a outros bens a proteger.
AVALIAÇÃO DE RISCO DE ÁREAS CONTAMINADAS DENTRO DO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
No processo de gerenciamento de áreas contaminadas a avaliação de risco de áreas contaminadas está entre a etapa de investigação confirmatória e a remediação. A avaliação de risco de áreas contaminadas foca principalmente na quantificação dos riscos gerados pelas áreas contaminadas e se baseia em princípios químicos e toxicológicos e no conhecimento sobre comportamento e transporte de contaminantes.
Na etapa de avaliação de risco de áreas contaminadas devem ser identificados os contaminantes, a população potencialmente atingida e as vias de exposição, além disso deve ser avaliado o risco por meio de técnicas de comparação das concentrações de ingresso com dados toxicológicos existentes. O procedimento seguinte é a remediação em função do uso atual e pretendido da área.
COMO SÃO ESCOLHIDOS OS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
Depois de realizada as etapas iniciais do gerenciamento de áreas contaminadas o qual envolve a avaliação de risco de áreas contaminadas é preciso definir o processo de recuperação mais adequado para ser feito no local. Essa definição engloba a técnica de remediação, os parâmetros de operação, as metas a serem atingidas e o monitoramento da área.
Há diversos processos de recuperação de áreas contaminadas, porém somente uma empresa especializada e profissionais capacitados, muitas vezes em conjunto com o órgão ambiental, poderão determinar o melhor procedimento a ser adotado. A decisão é baseada nas informações levantadas desde a avaliação de risco de áreas contaminadas. Entre os processos mais conhecidos estão a extração bifásica e multifásica, a escavação, a dessorção térmica e a biopilha.
TSL ENGENHARIA, MANUTENÇÃO E MEIO AMBIENTE
A TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente é uma empresa de tradição que atua há mais de 30 anos em gerenciamento ambiental, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes e diversos outros processos ligados ao meio ambiente. A empresa investe fortemente em novas tecnologias e disponibiliza para seus clientes os mais modernos processos, além de profissionais altamente qualificados e experientes. Entre em contato com a TSL e encontre a solução ambiental mais adequada para sua empresa.
Para saber mais sobre Avaliação de risco de áreas contaminadas
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!