Clique nas imagens para ampliar
Com o passar dos anos a destinação de resíduos sólidos foi sendo incoporada pelas leis brasileiras, porém o grande marco foi com a promulgação da Lei n° 12.305, conhecida como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Para uma apropriada destinação de resíduos sólidos são necessárias algumas etapas, como avaliação do inventário dos resíduos, informações sobre as principais fontes geradoras, classificação dos resíduos e, por fim, definição do acondicionamento, da coleta, do transporte e do tratamento final.
A destinação de resíduos sólidos inicialmente será definida após a classificação em dois principais grupos: resíduos recicláveis e não recicláveis. A destinação de resíduos sólidos recicláveis é feita por meio da separação desse material, encaminhado por um transporte até uma usina de reciclagem, onde ele pode ser beneficiado para voltar ao processo produtivo, podendo ser transformado em outros produtos.
A destinação de resíduos sólidos não recicláveis pode ser, por exemplo, em aterros, coprocessamento e incineração. A escolha do processo de destinação de resíduos sólidos para materiais não recicláveis depende da classificação do resíduo, sendo que resíduos orgânicos são comumente depositados em aterros ou enviados para usinas de compostagem, enquanto resíduos industriais requerem uma avaliação mais criteriosa para definição de seu tratamento ou destino final.
EMPRESAS QUE GERENCIAM A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305, que responsabiliza o gerador pela destinação correta do seu resíduo, o mercado passou a ter uma necessidade maior de empresas que gerenciam a destinação de resíduos sólidos, pois é fundamental embasamento técnico para atuação nessa área.
As empresas de gerenciamento, tratamento e destinação de resíduos sólidos têm como objetivo avaliar os principais resíduos produzidos por determinada indústria, montar a logística de coleta e separação desse material e, se possível, realizar a reciclagem. Quando a reciclagem não for possível, é importante pesquisar formas de tratamento desse resíduo, como também a destinação adequada. Todos esses processos precisam obedecer à legislação e normas técnicas em vigor.
OPÇÃO DE EMPRESA DE GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO BRASIL: TSL ENGENHARIA, MANUTENÇÃO E MEIO AMBIENTE
É de suma importância escolher uma empresa séria, respeitada e tradicional para o gerenciamento e destinação correta dos resíduos sólidos. A TSL Engenharia, Manutenção e Meio Ambiente é uma empresa que atua há mais de 30 anos no mercado ambiental. Atua nos segmentos de limpeza industrial, manutenção complementar, fornecimento de sistemas de tratamento de água produzida e efluentes oleosos, gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos e reabilitação de áreas contaminadas. A empresa possui equipamentos próprios para tratamento térmico de resíduos e possui uma unidade onde realiza reciclagem de plástico. Entre em contato e conheça mais sobre seus serviços.
Para saber mais sobre Destinação de resíduos sólidos
Ligue para +55 11 2196-2300 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.Gostou? compartilhe!